domingo, 22 de janeiro de 2012

"A Guerra está Declarada" - um drama sincero e perturbador

Imagine que aos 20 e poucos anos você encontrar o amor da sua vida em uma festa. Tudo é felicidade e pra selar mais ainda esse amor um filho nasce. Tudo parece um mar de rosas até que seu filho começa a passar mal e ter comportamentos que não condizem com o das outras crianças da mesma idade. Procura-se os médicos e então uma rara doença é diagnosticada. Você tem 20 e poucos anos e um peso enorme nas costas.

Esse é o enredo que move o drama francês "A Guerra Está Declarada". E só pelo enredo já há emoção suficiente, não? Pois bem, para aumentar mais ainda o tom sentimental, os protagonistas do filme são os próprios pais do menino em questão, sendo que a mãe (Valérie Donzelli) é também roteirista e diretora.

O filme é bastante emocionante, tanto pelo retrato fiel de uma dor imensurável quanto por momentos de felicidade extrema. Tudo isso embalado por uma trilha sonora impecável (e até mesmo surpreendente) que a meu ver é responsável pelo ritmo das cenas, aumentando mais ainda o sentimentalismo e a profundidade dos acontecimentos. Tanto que ao sair do filme, com todas aquelas cenas na cabeça, as músicas tilintavam na minha mente, como se fosse me perturbar por dias (e realmente tem me perturbado! rs).

Um filme ao qual todos deveriam assistir e refletir: muitas vezes choramos por tão pouco. Uma observação minha: no filme a protagonista raramente solta uma lágrima. Isso realmente me perturbou (e ainda me perturba). Como ser forte o suficiente pra passar por tudo isso e não derramar uma lágrima sequer? Obra prima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário