terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Carnaval 2012: Mancha Verde

A última escola a desfilar em São Paulo na sexta-feira de Carnaval será o G.R.C.E.S. MANCHA VERDE com o enredo "Pelas mãos do mensageiro do axé a lição de Odú Obará: A humildade".

Depois de uma longa pesquisa pela internet e quase não conseguir achar uma sinopse do samba (nem no site da agremiação há tal descrição), finalmente consegui achá-la no site do SASP (Sociedade Amantes do Samba Paulista - link no final do post). E sem sinopse não tem jeito pois o samba não dá muitas pistas do que seja, ainda mais para pessoas leigas (como eu) quando o assunto são Orixás.


Embora a descrição seja imensa e por muitas vezes achei que nada fazia sentido eu entendi. Há uma história de um mensageiro do axé (axé aqui longe de ser o ritmo musical, mas sim algo similar a energias boas), um ser humano, que foi procurar as causas do porquê da natureza (e consequentemente os Orixás) estar tão furiosa com os humanos a ponto de vivermos tantas "desgraças" naturais. Conta-se, então, a história de Odú Obará um dos 16 Odús, que acaba dando exemplo de humildade aos demais e torna-se o mais rico dentre eles. Assim, arremata-se a história do mensageiro do axé com essa descrição:
"O homem ganhou tudo o que pudesse imaginar, mas, infelizmente não soube aproveitar. [...] Compreende agora porque o mundo está de pernas para o ar? O homem ganhou presentes de todo o Orixá, da riqueza de Oxum, a vida de Oxalá, ganhou o corpo de Nanã, o vento de Iansã e o amor de Iemanjá, teve nas mãos a riqueza de Oxum, a força de Exú e a perseverança de Obá. Não deu valor a justiça de Xangô, a esperança de Oxumaré e os segredos de Ewá. Desprezou os presentes dos Ibejis, de Ossaim, Oxóssi e Obaluaiê. E o resultado de tanto desrespeito não foi difícil de prever, afinal, tudo de ruim que o homem plantou, agora começou a colher. Ignorou as divindades, achou que o mundo foi criado para o seu bel prazer, demonstrou a cobiça e arrogância, usou a natureza com ganância, destruiu sem consequência, sem peso na consciência. Esta falta de respeito, deixou os Orixás revoltados e todos os desastres, são um reflexo da forma como foram tratados."

Assim, a escola pretende ser um mensageiro do axé e levar para a avenida a conscientização. Mostrar a todos que devemos ser humildes e saber respeitar todas as belezas naturais que nos foram dadas. Saber aproveitar sem abusar. E agora que muito mal já foi feito, ter humildade para pedir perdão aos Orixás, na tentativa de consertar o mundo.

De um modo geral achei o enredo um pouco confuso e estou curiosa para saber como será levado para o Anhembi. É um belo tema e conseguiram um samba gostoso, com um ritmo bacana e promete contagiar os espectadores. Mal posso esperar por seu desfile! Caso seja realmente bonito e impecável, a escola que já conseguiu a quarta colocação no Carnaval de 2011, tem grandes chances de ser campeã. Confira a seguir o samba-enredo que foi composto por Armênio Poesia, Freddy Viana e Chanel:



Nenhum comentário:

Postar um comentário