quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Carnaval 2012: Império de Casa Verde

A segunda escola a desfilar na sexta-feira de Carnaval, em São Paulo, será o G.R.C.S.E.S. IMPÉRIO DE CASA VERDE que irá apresentar ao público o enredo "Na ótica do meu Império o foco é você".


A primeira vista pode parecer um enredo chato e sem noção, mas ao ler a sinopse, fiquei encantada. A agremiação vai mostrar na avenida a história do óculos e todas as maravilhas que essa descoberta nos proporcionou. Desde um objeto para melhorar nossa visão até um pontapé para a invenção dos microscópios e dos telescópios, passando pelos modelos consagrados (que viraram moda) de grau aos de sol, pelos modelos de proteção (mergulho, natação, industrial) e até mesmo as lentes para fotografia, cinema e as lupas imortalizadas nas mãos do detetive Sherlock Holmes.

O carnavalesco Roberto Szanie não economizou nas pesquisas. O enredo mostra que o desfile será segmentado e partirá dos princípios da Física Óptica passando pela história da criação do vidro pelos egípcios, aprimoramento das descobertas de lentes pelos árabes e gregos até chegar nas mãos dos chineses, que inventaram a luneta. Depois contará que todos esses conhecimentos só chegaram aos dias de hoje pois os monges copistas tornaram-se responsáveis em disseminar o conhecimento pós queda do Império Romano, até os venezianos finalmente criarem os óculos, no século XIII. Depois, a escola falará sobre os óculos como ícones da moda e por fim as lentes como aliadas das inovações científicas. Sem deixar faltar as lentes de contato (que antigamente eram de vidro!) e os óculos de realidade virtual (os 3D).

Um enredo que promete um desfile muito bonito, cheio de história pra contar. Eu já fiquei super empolgada para assistir ao desfile, e você? Ahh... claro! O samba-enredo, composto por Turko, Bruninho, Jorginho Soares, P.H., Sergio, Luis, Fabiano Sorriso e V. Tomageski, você confere a seguir:

Nenhum comentário:

Postar um comentário