segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Gastronomia: tapioca de carne moída

Eu moro sozinha já faz alguns anos e recentemente fui morar com meu namorado. Quando a gente tá sozinha, come qualquer coisinha; agora quando tá com o bofe, a coisa muda, a gente quer agradar, né? Com isso eu comecei a correr atrás de aprender a fazer um monte de coisas na cozinha.

Como acabamos entrando numa fase de comidas mais light, eu fiquei tempooos pra aprender a fazer a tal da tapioca. Eu lia em alguns lugares e não entendia bem como que o negócio funcionava. Se você é como eu, meio tonta, eu vou explicar bonitinho como que faz essa iguaria brasileira suuuper versátil que pode ser um simples lanche, sobremesa ou uma refeição principal saudável do seu dia.

Primeira dúvida de todas: como faz esse trem branco da tapioca?
Resposta: compra pronta! (uhuuu!!)

Goma Pronta para Tapioca

Eu uso essa goma pronta para tapioca que eu postei aí em cima. Você vai precisar de uma frigideira de um tamanho razoável, pra omelete, por exemplo. Acenda o fogo e deixe no fogo baixo, coloque a frigideira sem óleo nem azeite. Salpique um pouco de goma em cima da frigideira (dê aquela mexidinha pros farelos "escorrerem" por toda a frigideira de forma que fique uma cama nem tão fina, mas também não muito grossa). Minha nutricionista me indicou colocar duas colheres de sopa, eu coloco sem medida mesmo, às vezes eu quero ela mais fininha, coloco menos goma, vai de gosto!

Depois de colocar a goma, espere atentamente alguns minutos, até que ouça a goma fritar bem de leve, com uma espátula veja se a goma já criou liga; caso tenha criado liga, vire o disquinho de tapioca para que doure o outro lado. Já pode colocar o recheio em metade do disco e dobrar a massa. Prontinho!!

Para que fique uma refeição (almoço ou jantar), vale completar a metade restante do prato com uma bela salada!



Eu fiz ontem uma receita nova de tapioca (para mim): com carne moída. Vou contar como que fiz a carne moída, caso vocês queiram copiar!

Ingredientes:
- 1 cebola média picada em cubos
- 500g de carne moida bovina
- Azeitona verde em rodelas
- Molho de tomate

Modo de preparo:

Em uma panela grande, aqueça em fogo médio óleo ou azeite e refogue a cebola até ela ficar transparente. Adicione a carne moída e mexa até que ela se desfaça em pedaços menos e mude de cor. Adicione o molho de tomate (pode ser pronto ou feito em casa) e as azeitonas, deixe ferver um pouco, misturando de vez em quando.

Vocês gostam de tapioca? Quais recheios vocês preferem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário